img-0

Últimas notícias em privacidade de dados

Rafael
Rafael Susskind
Newsletter

Ataque cibernético em hospital de Londres causa cancelamento de cirurgias e transfusões

Um ataque cibernético em um dos principais hospitais de Londres na semana passada, resultando no cancelamento de cirurgias, exames e transfusões de sangue. Suspeita-se que o grupo russo de hackers Qilin esteja por trás do ataque de ransomware. Como resultado, os estoques de sangue, especialmente do tipo "O", estão em níveis críticos.

Autoridades de saúde garantem que a segurança dos pacientes é a prioridade máxima, mas destacam a necessidade urgente de mais doações para normalizar os estoques. O ataque do tipo ransomware causou o bloqueio das informações, criptografando arquivos até que um resgate fosse pago. A empresa afetada informou que o incidente foi relatado às autoridades competentes e que está colaborando com especialistas em segurança da informação para resolver a situação.

A gravidade do ataque ressalta a importância de medidas robustas de segurança da informação e privacidade em todas as instituições, especialmente em setores essenciais como a saúde.

Fonte: MSN

Hackers roubam dados de clientes da Snowflake: falta de segurança e suas consequências

Hackers invadem e roubam dados de clientes da empesa de nuvem Snowflake, por meio de malware. A Snowflake os dados foram roubados por falta de segurança, devida a má prática de não exigir que seus usuários instalem a medida de autenticação multifator, permitindo e facilitando uma invasão.

O resultado do incidente foi o roubo de informações pessoais de centenas de milhões de titulares – consumidores de empresas clientes da Snowflake. Este vazamento foi o “culpado” pelo roubo de dados na Ticketmaster, incidente o qual atingiu titulares brasileiros. Ainda, o incidente destaca a importância crítica de selecionar parceiros, como nuvens com robustas medidas de segurança e privacidade.

Este incidente serve como um lembrete contundente da responsabilidade das organizações em proteger os dados confiados a elas e da necessidade de garantir que os parceiros de tecnologia adotem os mais altos padrões de segurança cibernética e privacidade de dados.

Fonte: Avalanche Notícias

Facebook é condenado a indenizar usuária vítima de Hackers

Facebook foi condenado pela 14ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo a indenizar uma usuária que teve sua conta invadida por um hacker. A reparação por danos morais foi fixada em R$ 10 mil. O relator do recurso, desembargador Carlos Abrão, ressaltou que a empresa deve garantir a segurança dos usuários, uma vez que lucra com sua atividade. O hacker usou o perfil da usuária para aplicar golpes, causando danos à sua imagem. A decisão foi unânime.

Fonte: Jornal de Jundiaí

Banco votorantim é condenado a indenizar cliente por vazamento de dados

TJMG condenou o Banco Votorantim a pagar indenização de R$ 15,800,00a mil a uma cliente vítima do golpe do boleto falso devido ao vazamento de seus dados. O cliente, ao tentar quitar integralmente um contrato de financiamento, caiu em uma página mantida por golpistas, que confirmaram todos os seus dados, inclusive detalhes do contrato, após fornecer seu CPF. A cliente acionou o Judiciário, sustentando que o banco tinha responsabilidade por não resguardar suas informações sensíveis, protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Fonte: Conjur

É importante acompanhar as notícias de privacidade!

Manter-se informado sobre incidentes de segurança e vazamentos de dados é crucial para proteger as informações pessoais e empresariais. Acompanhar as notícias de privacidade ajuda a identificar vulnerabilidades, adotar medidas preventivas e estar em conformidade com a legislação vigente.

Para ficar atualizado sobre as últimas novidades e melhores práticas em proteção de dados, siga a DPO Expert. Nosso compromisso é fornecer conteúdos relevantes e orientações que ajudam a fortalecer a segurança e privacidade da sua empresa.

Siga-nos no LinkedIn para mais informações e atualizações: DPO Expert

Tags :

Compartilhe esse artigo:

Confira outros posts

Copyright © 2023 DPO Expert. Todos direitos Reservados. Desenvolvido por img-7 Zoom Propaganda.