Incidente de segurança da informação: entenda e saiba como proceder

Rafael
Rafael Susskind
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Nenhuma pessoa física ou jurídica gostaria de sofrer um incidente de segurança da informação. Ter seus dados pessoais ou o sistema da sua empresa acessado e utilizado de formas abusivas e maliciosas é algo que pode ter desdobramentos significativos e irreversíveis.

Um incidente de segurança trata-se de um evento de interferência tecnológica que viola a segurança de dados, comprometendo a disponibilidade e confiabilidade das informações. Esses incidentes têm força para causar muitos danos! Por isso, a DPO Expert preparou este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Como identificar um incidente de segurança

Quando há falhas em ambientes digitais que podem favorecer ataques cibernéticos, alguns sinais podem ser observados e servem para indicar problema potenciais. Nesse contexto, utilizar ferramentas de supervisão de sistemas é uma forma de manter o controle e monitoramento. 

Você pode identificar padrões suspeitos em sinais como: tráfego de rede anormal, tentativas de login não autorizados, alterações inesperadas em dados e alertas de violações detectadas por sistemas de segurança, como o próprio antivírus.

Tipos de incidentes de segurança da informação

Para entendermos melhor o que é um incidente de segurança da informação, temos o exemplo do crime cibernético ransomware. Nesse contexto, um software malicioso criptografa os dados, bloqueia seu dispositivo e impede o acesso as informações. Os dados são assim "sequestrados" e os autores exigem o pagamento de resgate para desbloquear o acesso às informações.

Existem diversos outros tipos de incidentes de segurança da informação. Os mais críticos são aqueles em que há o vazamento de dados pessoais. Nessa situação, os dados são acessados, coletados e até disponibilizados indevidamente. Por conta do vazamento de seus dados, os titulares podem sofrer danos morais e materiais, como fraudes e golpes financeiros.

Existem diversos tipos de incidentes de segurança da informação, cuja classificação depende da estratégia e da ferramenta utilizada no ataque. Alguns tipos comuns são:

  • Malware: todos os softwares maliciosos projetados para explorar dispositivos e redes, como vírus, Trojans, ransomware, spywares, etc.;
  • Keylogger: programa que captura tudo o está sendo digitado pelo usuário e envia a um cracker;
  • Botnet ou Zumbi: forma de infectar um dispositivo e passar a controlá-lo remotamente;
  • Engenharia Social: Habilidade de conseguir acesso à informações confidenciais através da habilidade de persuasão;
  • Phishing: técnica de engenharia social para obter ilegalmente informações confidenciais, como senhas bancárias e números de cartão de crédito;
  • Brute Force: Ataque que utiliza programa para teste de variáveis com o objetivo de descobrir determinada senha de acesso.

Algumas condutas e descuidos podem favorecer a ocorrência destes exemplos de incidentes de segurança citados. Entre eles:

  • compartilhamento indevido de dados pessoais e informações privadas;
  • senha fraca e falta de MFA;
  • instalação de softwares de origem duvidosa;
  • uso de pendrive ou outras mídias removíveis infectadas;
  • compartilhamento de credenciais de acesso;
  • negligência de atualizações necessárias, seja do antivírus ou do sistema operacional;
  • modificações no sistema sem instruções, conhecimento ou autorização prévia do administrador ou proprietário;
  • desrespeito a políticas de segurança da empresa;
  • mau uso;
  • acesso indevido colaboradores ou terceiros;
  • erro humano;
  • falta de treinamento e conscientização em segurança da informação e proteção de dados.

Como evitar o incidente de segurança da informação

A forma como os ataques acontecem são muito variadas. Por isso, usar um leque de ferramentas para proteção dos ativos digitais é essencial. As organizações têm maior responsabilidade na adoção de medidas protetivas, mas cada um também deve tomar certos cuidados para garantir a proteção de dados.

Para os titulares de dados, usuários de sistemas e clientes, a orientação é sempre manter atualizados sistemas operacionais, aplicativos e antivírus. Também é aconselhável habilitar a autenticação de 2 fatores (MFA) e utilizar senhas fortes.

Para as empresas prevenirem o incidente de segurança da informação, diversas medidas físicas, técnicas e organizacionais devem ser adotadas. Também é importante que fazer sejam conduzidos testes regulares de intrusão (Pentest) para que sejam identificadas as vulnerabilidades a serem mitigadas.

Outra forma de prevenção contra incidentes é a contratação de uma equipe especializada e comprometida com a segurança da informação. Contar com especialistas que vão garantir a confidencialidade e integridade dos dados e sistemas, assegurando disponibilidade quando necessário, é a melhor escolha.

Como resolver um incidente de segurança

A resposta a incidentes de segurança da informação precisa ser rápida e eficaz. O primeiro passo é a mitigação do incidente, ou seja, adotar as medidas emergenciais necessárias para interromper o incidente. Na maior parte das situações, a mitigação consiste na interrupção do acesso ao sistema ou rede atingidos.

Em seguida deve-se analisar o incidente e as medidas de mitigação adotadas. O objetivo é que sejam identificadas diversas variáveis, como:

  • Causas do ocorrido;
  • Efetividade das medidas de mitigação;
  • Extensão dos danos;
  • Se o incidente envolve dados pessoais;
  • Existência de riscos aos titulares;
  • Necessidade de comunicação à ANPD, outros órgãos reguladores, titulares, acionistas ou outros;
  • Medidas necessárias para restaurar a operação normal.

Por fim, sanado o incidente e tendo adotado todas as medidas necessárias, a empresa deve elaborar um relatório de lições aprendidas, destacando quais medidas devem ser implementadas para prevenir a ocorrência de eventos similares no futuro.

São muitos os benefícios de se investir em segurança cibernética. Entre eles, podemos citar a mitigação de riscos e impactos em decorrência de violações de segurança, o cumprimento de normas do setor, o fortalecimento da confiança junto aos investidores e clientes e a preservação da reputação da organização. Invista nisso!

A DPO Expert é especialista em segurança da informação!

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